
E a crueldade está cada vez mais exposta com o sorriso aumentando. “O Brasil é o país da crueldade com sorriso” (Daniel Golberg).
ÚLTIMA REUNIÃO DO CONSETUR MOSTRA AVANÇOS DO TURISMO EM 2025
O governo de Rondônia realizou, na sexta-feira (12), em Porto velho, a última reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Rondônia (Consetur). O evento, de iniciativa da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), reuniu os representantes das entidades, empresários e autoridades para discutir o futuro do setor e alinhar ações estratégicas para o turismo no estado em 2026. Entre os assuntos tratado esteve a marca da Amazônia, que trabalhada pelo governo para posicionar o estado no cenário nacional e internacional como destino turístico, valorizando a identidade cultural, natural e gastronômica. Também serviu para apresentar os resultados alcançados em 2025, destacando os Planos de Ação para o Desenvolvimento do Etnoturismo, realizado por 17 comunidades indígenas. Além disto, o impacto da pesca esportiva obteve um resultado positivo no turismo do estado, os resultados positivo do ExpoTurismo 2025 e o plano de turismo para 2026, que inclui a criação de novos roteiros turísticos e a revitalização de pontos turísticos. A estratégia inclui o fortalecimento do turismo rodoviário com a ampliação de parcerias com estados vizinhos, como Amazonas, Acre e Mato Grosso, além de países da América Latina, como forma de integrar todas as regiões do estado e fomentar o turismo. A próxima grande ação será o encontro estadual de turismo, que ocorrerá em Guajará-Mirim, em 2026, consolidando o estado como um destino de excelência no Brasil e no mundo. Ainda durante a reunião, foi apresentado o projeto sobre o Lago do Cuniã, uma das principais atrações turísticas do estado, e, que reuniu empresários do setor e promoveu o turismo local.
FÓRUM DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES DE RONDÔNIA
O Governo de Rondônia e o Instituto Kadosch realizam nos próximos dias 17 (quarta) e 18(quinta) o Fórum de Empreendedores Investidores de Rondônia, no Larison Hotéis Economy, na rua. Paulo Leal, 611-Centro. A abertura marcada para às 8h do dia 17, com o evento sendo um espaço estratégico para fortalecer o ecossistema empreendedor, promovendo a troca de experiências, conhecimento prático e a conexão entre empreendedores, investidores, instituições públicas e privadas. O evento busca fomentar o espírito empreendedor e a inovação e criar caminhos para a geração de negócios, emprego e renda. A iniciativa é realizada pelo Instituto Kadosh, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico-SEDEC, reforçando a parceria entre poder público e sociedade civil organizada para o crescimento do estado.
NATAL SEM PRESENTES REVELA PESQUISA DA HIBOU
Um levantamento da Hibou, instituto especializado em monitoramento e insights de consumo, em parceria com a Score, agencia de Brand & Shopper Experience da Biosphera.ntwk, que traçou o perfil do Natal 2025 ouvindo 1.433 brasileiros no final de novembro, aponta que a percepção de que o Natal será "melhor que o do ano passado" caiu para 39% (era 42% em 2024), enquanto a parcela que acredita que será "pior" subiu para 14%. Outros 35% afirmam que pretendem aproveitar o recesso apenas para descansar. Além disso, 27% dos entrevistados dizem sentir que agora têm menos dinheiro no bolso, uma percepção que tem conexão direta com os cortes na ceia, no lazer e na lista de presentes. Há um cenário de cautela, de vez que os que irão comprar o fazem com muito mais pesquisa e uma calculadora na mão para ver o que podem gastar. O retrato da situação é visível quando, pela primeira vez em anos, menos da metade da população (49%) afirma que não vai comprar presentes. A justificativa é direta: 31% não vão comprar porque "não têm dinheiro", 17% estão endividados e 15% querem economizar. E mesmo quem vai abrir a carteira o faz de forma limitada ao núcleo familiar mais íntimo: filhos (54%), pais (49%) e cônjuges (47%) lideram. O destaque curioso fica para o auto-presente: 20% dos brasileiros admitiram que vão comprar presente para "eu mesmo", um índice que empatou tecnicamente com afilhados (20%) e supera os tios e primos. Na disputa por afeto, o grande destaque: pets (28%) também mostram força, aparecendo à frente de amigos (22%). Segundo Albano Neto, CSO da Score, "O comportamento observado neste Natal traduz uma mudança cultural profunda: o consumo deixou de ser expressão de abundância e passou a ser um exercício de curadoria. O shopper está filtrando excessos, escolhendo com mais intenção e buscando marcas que entendam esse novo ritmo. O Natal, historicamente marcado por abundância, vira um termômetro sensível dessa transição."
MAIS UMA VIRADA PARA A DIREITA
O Chile, dando exemplo, elegeu no 2º turno, José Antonio Kast com uma margem muito expressiva, 58,2% dos votos contra 41,8% da candidata de esquerda e derrotando o bloco governista e a imprensa pelega. A vitória foi ampla e homogênea, com Kast liderando em todas as regiões do país, refletindo o desgaste do governo, similar ao nosso, marcado por desaceleração econômica, inflação e deterioração da segurança pública. Kast conseguiu ganhar apresentando uma plataforma centrada no combate ao crime, no endurecimento das políticas de segurança e no controle migratório, além de posições conservadoras em temas sociais.
