Os criminosos induzem a vítima a responder a perguntas simples. A conversa é gravada e, posteriormente, a voz da vítima é manipulada e utilizada em outras fraudes

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro emitiu um alerta sobre o “golpe do roubo da voz”, no qual criminosos se passam por representantes da própria secretaria ou de delegacias de polícia e ligam para a pessoa para tratar de “uma ocorrência”. Os criminosos induzem a vítima a responder a perguntas simples. A conversa é gravada e, posteriormente, a voz da vítima é manipulada e utilizada em outras fraudes.
O objetivo dos golpistas é obter o padrão de voz das vítimas e, a partir daí, usando ferramentas na internet, criar falas e as reproduzir para tentar enganar parentes ou amigos e obter vantagens financeiras.
A secretaria reforça que não realiza contato telefônico para solicitar dados pessoais e informa que está investigando todos os casos relatados. Qualquer ligação desse tipo deve ser tratada com desconfiança e confirmada pelos canais oficiais.
A Polícia Civil também orienta que os cidadãos façam contato diretamente com as delegacias por meio dos telefones funcionais disponíveis no site da instituição.
Entre as principais recomendações estão desconfiar de ligações inesperadas em nome de órgãos públicos, evitar fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone, confirmar a identidade de quem faz o contato por meio de videochamada ou outros canais seguros e, em caso de suspeita, procurar imediatamente a delegacia mais próxima ou registrar ocorrência pela Delegacia Online.
https://diariodorio.com/novo-golpe-rj-alerta-para-ligacoes-de-criminosos-para-gravar-conversa-e-usar-registro-adulterado-depois/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral